19 abril 2009

• Para que serve “O Diretório Central dos Estudantes”, o famoso DCE?

Neste pequeno espaço venho questionar qual a importância do DCE, e para que ele serve? Para muitos o DCE é somente um local de encontro nos intervalos das aulas, seja para comer alguma coisa, namorar e talvez jogar sinuca. Porém, a importância do DCE vai além de um simples pit stop da FAFIPA (ou de qualquer outra faculdade).

O DCE não é somente um espaço físico “bacana” para lazer, é onde os acadêmicos encontram força para falar e serem ouvidos. Ele deve defender os interesses dos estudantes, e fazer com que suas reivindicações ganhem coro, numa luta constante por melhorias que beneficiem a todos, sempre com visões futuristas e arrojadas. Essa organização estudantil existe para representar os interesses dos acadêmicos, em qualquer área onde ele se sinta prejudicado dentro da instituição (FAFIPA). Por isso o DCE é caracterizado por lutas e movimentos.

É impossível imaginarmos a FAFIPA sem o corpo físico do DCE. Mas também é impossível pensarmos no DCE sem aqueles que trabalham para que o interesse dos acadêmicos aconteça. O DCE é constituído por uma diretoria formada pelos próprios acadêmicos, que conhece as dificuldades que os alunos sofrem, pois tais também são acadêmicos.

Já faz algum tempo que não há por parte do DCE uma união estudantil por mudanças e melhorias significativas ao acadêmico, porém as coisas parecem mudar nesse início de 2009, pois a nova diretoria está trabalhando incansavelmente para que os acadêmicos ganhem novamente uma representação significativa dentro da instituição. Mas como uma andorinha só não faz verão é necessário que os acadêmicos da FAFIPA se unam com seus representantes para discutirem e lutarem por melhorias para todos. A nova diretoria é formada por Débora Fernandes de Paiva, Diego Henrique Gonzaga, Paulino Augusto Peres, Hugo Ubaldo, Wesley Bandeira e Victor Granados Pascual. Que estão trabalhando de forma incansável para representar os acadêmicos nos seus interesses e promover eventos para os mesmos. Neste ano já foi organizado pela nova diretoria alguns eventos antes inéditos dentro da instituição, destaco aqui, a primeira festa da calourada que ocorreu na primeira semana de aula, e serviu para dar boas vindas aos calouros e recepcionar os alunos e professores que estavam de férias. A volta do jornal Aroeira é também uma conquista fantástica (ele serve para informar os principais acontecimentos dentro da Faculdade).

O DCE está programado novos eventos, ainda para o ano de 2009. Eventos culturais, sociais e interativos (isso envolve torneios de futsal intercursos, práticas educacionais como debates, seminários, simpósios, e etc.). Vejo uma luta incansável por parte desses jovens que tem trabalhado para resgatar valores a muito perdido. Valores éticos, de lutas e resistência contra aqueles que querem silenciar a voz do acadêmico, dizendo até que não existe mais DCE dentro da FAFIPA. Aceitar essa afirmação é o mesmo que dizer que o acadêmico não tem mais voz, e não tem mais o direito de se expressar, reivindicando seus direitos.

Wesley Bandeira é acadêmico do 2° ano de História pela FAFIPA, wesleysbandeira@hotmail.com

Um comentário:

wesleysbandeira disse...

Legal, essa foi minha primeira publicação, no Jornal Aroeira... rsrsrsrsrs