06 agosto 2009

Fórum FAFIPA Universidade

Na segunda – feira dia 03/08/09 foi realizada na FAFIPA mais uma reunião do CD (Conselho Departamental). Nesta reunião foi apresentada aos chefes e coordenadores de curso presentes a proposta do estudo de viabilidade de Fusão entre a FAFIPA e a UEM.

Todo o levantamento de dados e discussão acerca dos rumos da FAFIPA serão analisados por um grupo que receberá o nome de Fórum FAFIPA Universidade, essa comissão será composta por um representante de cada departamento, um responsável da área de pesquisa, um do ensino e outro de extensão. Nós discentes indicaremos dois acadêmicos para o grupo, contando também com um representante dos funcionários e dois representantes da sociedade civil.

O grande objetivo deste grupo não será resumido em apenas estudar a fusão, mas sim em decidir o futuro da FAFIPA, a discussão sobre a UNESPAR será realizada simultaneamente. A grande tarefa é apresentar qual dos projetos beneficiará realmente nossa faculdade e a transformará em universidade.

O Prof. Renan Araújo e relações públicas da FAFIPA visitou a UEM e conversou com o vice- reitor Mario, o vice-reitor propôs uma visita a nossa instituição no dia 24/08, sendo seu objetivo começar a relação institucional entres as duas IES neste momento de discussão.
Até dia 17/08 os representantes do Fórum devem estar definidos, para que ao menos uma reunião com todos os membros seja realizada antes da visita do vice- reitor.

No dia 05/08 ocorreu na ACIAP outra reunião com o intuito de apresentar a sociedade civil o que havia sido definido na reunião do CD.

Os trabalhos começaram com o profº Varela explicando a criação do Fórum FAFIPA Universidade. Também se colocou a necessidade da UEM fazer o mesmo estudo, devido à necessidade de melhorar todos os seus campi.

A sociedade civil se comprometeu em assessorar o Fórum, com uma consultoria independente para que o processo possa ocorrer de forma rápida. Uma das grandes preocupações e que esse debate estenda-se muito e que a possibilidade da Fusão vá pelos ares.

Diante disso, foi nítido notar a diferença de visões sobre todo o processo. Enquanto a direção está preocupada em tomar uma decisão racional e para isso é necessário tempo, a Sociedade civil que apressar o mais rápido possível o processo e não aceita muito a possibilidade na UNESPAR, mas essas diferenças tendem a cair em um bom e necessário debate.

O DCE preocupa-se muito com essa situação, pois ela vai decidir o nosso futuro, como já deixamos claro é necessário o debate e analisar as duas possibilidades. Mas do que isso está preocupado com a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, esse é o lema do Colegiado do DCE, agora saber qual das duas possibilidades vão nos fornecer melhor isso e necessário um estudo profundo ao qual o Fórum FAFIPA Universidade vai nos proporcionar.

Nenhum comentário: