06 agosto 2009

AULAS SUSPENSAS ATÉ DIA 17/08!!

Hoje dia 06/08/09, um novo decreto governamental determinou que as aulas nas escolas, universidades e faculdades estaduais permaneçam suspensas até o final da próxima semana.

Confiram no portal Dia a dia e ducação.

10 comentários:

Cássio Augusto disse...

putz... até dia 17??? rsrs

Unknown disse...

desse jeito vamos ter q estudar no Natal!! aff

Débora Fernandes de Paiva disse...

pois é galera mais uma semana sem aula!

O Alienista disse...

Moçada! Me parece que esse é um esforço necessário. Como não estava programada a paralisação, muitos de nós está tendo uma porção de problemas. Mas tente fazer o seguinte exercício: imagine você no lugar dos responsáveis pela saúde ter que arcar com o peso de ter o país, ou o seu Estado entre o que mais tiveram mortes por conta de uma gripe, sem que fossem tomadas as precauções mínimas. Coloquem-se no lugar dos governantes da Argentina, por exemplo.
Abraços e façam bom proveito desse recesso já que ele deve compremeter as férias do final do ano. rs.

Anônimo disse...

Joia, se eu já não estava aprendendo nada, agora então...

wesleysbandeira disse...

Será que a gripe já terá acabado depois do dia 17??? rsrsrs

O Alienista disse...

Olá Pessoal!

Existe algo que está sendo dito muitas vezes mas que parece que ainda não está bem claro.
Claro que depois do dia 17 o vírus continuará existindo.
O que o pessoal da saúde tem dito (e que me parece ser lógico) é que neste período estão sendo levantados os casos existentes hoje e todos eles vêm sendo tratados. Logo, em 2 semanas teremos uma porção de gente doente que 1) não perdem aula e 2) não transmitem a doença. Essa é uma forma de controlar (e não eliminar) a doença.
Outro fator importante é que, por ser inverno, muitas pessoas ficam resfriadas e, em função do medo, acabam procurando os serviços de saúde. Ao chegarem resfriadas para buscar atendimento correm maior risco de contaminação em função de já estarem com seus organismos debilitados.
Ou seja: se por algum tempo conseguirmos manter um maior número de pessoas sem contato com outras que possam ser contaminadas, há a possibilidade de atender aos que realmente precisam e esses deixarão de ser um risco para os outros.
E 2 semanas é tempo suficiente que aqueles que tejam com a gripe sejam isolados, tratados e recuperados.
Existem outras questões importantes que devem ser questionadas em relação à gripe? me parece que sim: uma delas é o propriedade intelectual (patente) do Tamiflu. A outra é o quanto os Estados têm gasto do dinheiro público pra adquirir este medicamento a preço de ouro em função da sua patente.
O que me parece que não dá pra fazer é fingir que isso não existe.
A doença existe, é simples, entretanto tem grande poder de disseminação e nossos organismos ainda não têm anticorpos desenvolvidos para o seu combate. em função disso temos muitos óbitos.
Portanto, penso que discussões econômicas e políticas são pertinentes, entretanto, não podemos perder de vista os conselhos dos epidemiologistas que são as pessoas indicadas pra nos dizer o que fazer para a prevenção.
Não acredito que um contador, um administrador ou um engenheiro, achem muito pertinentes que um economista, por exemplo, têm acerca de um determinado conhecimento técnico que é próprio de suas áreas.
Finalizando, sugiro, humildemente que antes de tomarem os discursos prontos que encontramos por aí, que tentemos entender o que está acontecendo, façamos uma crítica e tomemos um posicionamento lógico, racional e defensável. Me parece que é isso o que se espera da academia.
Tenham todos e todas um excelente final de semana!

O Alienista disse...

Amigo anônimo. Talvez você possa exercitar a leitura dos textos durante o recesso para melhorar suas condições de aprendizado.
Um dado importante demonstrado por diversas pesquisas é que o professor pode ajudá-lo a aprender, orientando, chamando a atenção para pontos mais relevantes do conteúdo, dando dicas, etc.
Mas não espere que assistindo aulas na condição de simples expectador você se tornará um profissional.
Bom final de semana e boas leituras para você,

Valmir Trentini disse...

Acho uma monumental bobagem essa suspensão.
O site do ministério da saúde www.saude.com.br coloca que lugar de gente saudável é cumprindo seus compromissos. Trabalho, aulas, etc.
Quem deve ficar em casa e ter faltas abonadas são os doentes, convalescentes.

Anônimo disse...

Opa, então vou largar a faculdade e me mudar para um biblioteca. Obrigado pela dica.