28 outubro 2009

Visita ao RU da UEM

No dia 21/10 tive a oportunidade de visitar o RU da UEM, fui recebida pelo chefe do RU o senhor Valdecir Aparecido Casagrande. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do Restaurante Universitário, pois estamos realizando a campanha RU NA FAFIPA JÁ.

Valdecir me mostrou a cozinha, o armazenamento de alimentos, falou do trabalho dos funcionários, da organização de cardápio e também comentou sobre suas dificuldades.

Atualmente, o estudante da UEM paga em uma refeição o valor de 1,60 reais, cada refeição sai em média para a IES o valor do 3,50 reais, sendo que o restante é subsidiado pela universidade. Isso não ocorre apenas na UEM, mas sim em todas as faculdades e universidades que possuem RU.

Essa reivindicação que o DCE lança em discussão é direito de todo o estudante e devemos lutar por ela. Não devemos ver o RU como um meio de assistência social, mas sim como um direito instituído pela Constituição Federal de 1988 nos artigos:

Art.205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho

Art. 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola


e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sancionada em 20/12/96, que afirma em seu Artigo 3º:

"O ensino deverá ser ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)"

Muitos estudantes hoje deixam de estudar devido problemas financeiros, a IES tem como a Legislação diz ter políticas de acesso e permanência para que o estudante não deixe a faculdade por motivos de finança.

Contamos com o apoio de todos, maiores informações pelo email fafipadce@gmail.com.

Nenhum comentário: