03 outubro 2009

Resumo da Reunião com os Professores do dia 02/10/09 ás 19:30

Olá Camaradas!

Na noite de sexta-feira (02/10) ocorreu uma reunião com todos os professores de nossa IES, (vale destacar que muitos professores não estavam presentes, mostrando um total desinteresse com a instituição e com os acadêmicos), o objetivo do encontro era apresentar o edital da SETI/PR Apoio a Infraestrutura II e alguns assuntos em geral no que diz a respeito aos professores.

A reunião começou com a exposição do Diretor Varela, falando de uma reunião entre todos os reitores e diretores das IEES, com a Secretária Lygia Pupatto. Nessa reunião ela salientou que o Ensino Superior do Estado do Paraná é “medíocre” que a maioria dos cursos tem conceito 3 ou inferior. Através disso, é necessário investir na qualidade de ensino, pesquisa e extensão para que o conceito das IEES tenha um salto qualitativo.

É importante frisar a importância desse conceito, porque no edital fica bem claro que terão prioridade os cursos com baixo desempenho. Outro ponto importante aqui é o “boicote ao ENADE”, no momento que zeramos na prova o conceito das IEES abaixam, assim a SETI/PR é obrigada a investir massivamente do Ensino Superior. No momento que ZERAMOS O ENADE fortalecemos o Ensino Superior, lutando contra o sucateamento e a investida neoliberal, (exemplo é o sucateamento do ensino no estado de SP, frente a muitos anos de um governo neoliberal).

Vale lembrar que os cursos da FAFIPA que enfrentam os piores problemas (falta de professores e falta de infraestrutura), são os cursos conceito 4. O que adianta ter um conceito 4 (ao qual os professores se acham por ser 4) se os acadêmicos estão sofrendo as conseqüências na pele.

É necessário criar consciência entre os acadêmicos que os professores só querem elevar o seu ego e são muito pouco preocupados com ensino, pesquisa e extensão. É claro que ainda existem exceções!

O recurso destinado no edital é de 25 milhões, que serão distribuídos da seguinte forma:
o 30% (7,5 milhões), proporcionalmente, pelo número de acadêmicos por IEES
o 70% (17,5 milhões), qualificação de projetos apresentados.
Serão estabelecidos 3 eixos temáticos para elaboração das propostas:
o Elevação da qualidade e aprimoramento da política de avaliação institucional
o Democratização de acesso e flexibilização de modelos formação
o O papel da IEES no desenvolvimento do tecido produtivo e social regional.

Ao analisar esse edital entendemos que é possível lutar por uma das reivindicações mais importantes e debatidas pelos os acadêmicos o “Restaurante Universitário”, reivindicação de consenso na última reunião do DCE com os representantes de cada sala.

Por isso acreditamos que o RU é fundamental para a nossa Faculdade, tendo em vista que muitos acadêmicos passam os anos de graduação sem uma boa alimentação. Essa semana observamos a situação dos acadêmicos que se deslocam diariamente das suas cidades até Paranavaí. O primeiro ônibus a chegar à Faculdade no período noturno é o de Diamante do Norte, que saí as 17:30. Há situações ainda mais dramática que o caso de Rosana/SP com saída às 16:40.

Ainda temos cursos nos períodos integral, matutino e vespertino que também necessitam do RU. O RU também pode beneficiar a população do Jardim Morumbi. Por isso começamos e chamamos todas para lutar pelo “RU na FAFIPA”. Só com a mobilização de todos acadêmicos que conseguiremos o RU.

Continuando sobre a reunião a segunda pauta assuntos gerais, mostrou a preocupação da gestão atual em caminhar o projeto “FAFIPA UNIVERSIDADE”. A direção pretende tomar algumas medidas para que se possa organizar nossa instituição.

Muitas dessas medidas apresentadas são reivindicações antigas do DCE, a exemplo:
o Que os professores cumpram sua carga horária.
o Resultados dos 52 TIDES
o Reposição das aulas perdidas
o Desenvolvimento de pesquisa e extensão

Caros acadêmicos essa medidas são de extrema importância para que a FAFIPA tenha um salto na qualidade de ensino.

Agora um fato lamentável, só nos primeiros 15 dias de setembro mais de 250 aulas deixaram de ser ministradas na FAFIPA. Isso é uma vergonha! Cadê o comprometimento dos professores com os acadêmicos. Isso é irresponsabilidade! Porque a maiorias dessas faltas não é justificada. É ainda existe alguns caras de pau, que falam que não lecionaram as aulas, mas deixaram atividades. Onde estamos? Será no “Colégio da tia Joana” ou em uma instituição de ensino superior? Caros acadêmicos vejam só a situação que chegamos. Por isso é necessário denunciar quem está fazendo essa sacanagem com a Educação.

Quem faz isso é um oportunista que só está pensando no “R$”, e não na Educação, é necessário limpar a faculdade desse tipo de professor, ao qual não merece ser chamado de professor.

Por isso salientamos mais uma vez é necessário unir as forças acadêmicas em prol de um ensino de qualidade, assim levantamos as bandeiras “RU na FAFIPA” e “Ensino, pesquisa e extensão de qualidade”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Governo neoliberal?

Típico vemelho.

Anônimo disse...

"investida neoliberal"?
Boiei legal em algumas partes.

Abs
Giuliano