11 fevereiro 2009

POR QUE A DIRETORIA DO DCE-FAFIPA APÓIA A FUSÃO FAFIPA-UEM

Na tarde e noite de ontem (10/02) foi realizada a matrícula dos aprovados no Vestibular de Verão 2009. O DCE aproveitando a ocasião fez o primeiro contato com os novos acadêmicos, levando até eles informações de como é o trabalho do diretório e já expondo através de um panfleto alguns motivos do porque o DCE acredita na Fusão FAFIPA/UEM.

Segue abaixo o texto do panfleto:


POR QUE A DIRETORIA DO DCE-FAFIPA APÓIA A FUSÃO FAFIPA-UEM

Porque queremos melhores condições de ensino, pesquisa e extensão. Entendemos que só como uma Universidade poderíamos ampliar o corpo docente da FAFIPA, com um número maior de professores doutores/pesquisadores. Isso dará maior oportunidade para os atuais professores também fazerem seus doutorados.

Porque queremos mais pesquisas sendo feitas por universitários e professores. Somente em uma Universidade séria, pode-se oferecer o maior número de pesquisas que favoreçam tanto professores como acadêmicos com bolsas de iniciação científica da Fundação Araucária, da Capes e CNPq.

Porque queremos uma biblioteca que funcione das 07h: 30mim até às 22h: 30mim, sem fechar em nenhum momento durante este período. Isso só seria possível em uma Universidade, que teria mais recursos para contratar profissionais.

Porque queremos profissionais da área de Biblioteconomia para que a biblioteca, mesmo que informatizada, saia da bagunça que se encontra. É inconcebível uma Instituição de Ensino Superior que não tenha vários bibliotecários profissionais, para garantir atendimento durante todo o período.

Porque queremos mais atividades acadêmicas na Faculdade, ou seja, realização de eventos (Seminários, Congressos, Simpósios etc).

Porque só como Universidade conseguiremos cursos de mestrado e doutorado. Poderemos também abrir vários outros cursos para ocupar o campus durante o dia e, fomentar o desenvolvimento regional

A Diretoria do DCE-FAFIPA é favorável à fusão, pois entende que uma Universidade Pública fomentará o desenvolvimento regional, além de gerar oportunidades para os jovens da região, segurando-os em seus locais de origem. A UEM é uma das melhores universidades do Estado do Paraná (e até do Brasil), com certeza trará para Paranavaí e região mais investimentos, oportunidades e desenvolvimento.


Não queremos ser uma Extensão da UEM, queremos ser um Campus com autonomia financeira e de gestão. Ou seja, queremos um campus com diretoria, centros e departamentos próprios, mas queremos também a estrutura que só uma Universidade pode dar a uma Instituição de Ensino Superior. Nesse sentido, defendemos que os projetos feitos nesse campus devem ser aprovados e executados em Paranavaí e região.

Um comentário:

Cássio Augusto disse...

Fico feliz de ter colaborado na elaboração do texto!!!

Todo apoio à FUSÃO!!!